Nova carteira de identidade

Os interessados em solicitar a nova Carteira de Identidade já podem agendar, pelo site do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), um atendimento no Shopping Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes, entre os dias 15 e 31 deste mês. 

O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, no corredor das Lojas Americanas do shopping, e contará com atendimento digital, realizado por meio do Sistema de Identificação Biométrica Automatizada (ABIS), também adotado para emissão de Passaporte e de Carteira de Habilitação.

O agendamento deve ser feito pelo site do IITB, que direciona o usuário para o site PE Cidadão. Nele, o cidadão insere seus dados e, se estiver solicitando a segunda via da Carteira de Identidade, emite o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) para pagamento da taxa de serviço no valor de R$ 24,36. Em caso de 1ª via e para maiores de 65 (sessenta e cinco) anos, o usuário já é direcionado para o agendamento por ser isento.

No dia do atendimento, é necessário levar somente a Certidão de Nascimento ou de Casamento (original ou cópia autenticada em cartório) e o comprovante do pagamento do DAE se for 2ª via. Após solicitar a emissão do documento, o usuário recebe um protocolo com a data de entrega da Nova Carteira de Identidade, dentro de um prazo de até dez dias úteis, no mesmo local em que solicitou. 

Após o dia 31 de março, quem ainda estiver para receber a documentação terá que buscar o documento no IITB, localizado no bairro da Boa Vista, no Recife.

A Nova Carteira de Identidade permite a inclusão de mais 11 itens, além do Registro Geral (RG) e do CPF. Para isso, no momento de solicitar a emissão da Carteira de Identidade, o usuário deve levar a documentação original que deseja incluir.

De acordo com o decreto nº 9.278/2018, os dados que podem ser registrados no RG são: número do DNI; NIS, PIS ou PASEP;  número do Cartão Nacional de Saúde; número do Título de Eleitor; número do documento de identidade profissional expedido por órgão ou entidade legalmente autorizado; número da Carteira de Trabalho e Previdência Social; número da Carteira Nacional de Habilitação; o número do Certificado Militar; o tipo sanguíneo e o fator Rh; o nome social; e as condições específicas de saúde cuja divulgação possa contribuir para preservar a saúde ou salvar a vida do titular.
 
Para garantir um atendimento seguro para todos, o Instituto de Identificação Tavares Buril informa que adota todas as medidas sanitárias necessárias para prevenir a Covid-19, que incluem a disponibilização de álcool em gel, uso obrigatório de máscaras, higienização constante dos espaços, demarcações para se manter o distanciamento social, entre outras medidas. Do Portal Folha de Pernambuco